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Mas, afinal. O que é branding?


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o branding não deve ser consumido com gelo. 

No universo da comunicação, todo o nome "americanizado" faz um tremendo sucesso. Um dos responsáveis por isso possa ter sido o pai do marketing, Phillip Kotler, que influenciou diversos profissionais aqui no Brasil. Muitos dos termos que ele usava não podiam ser traduzidos, e foram mantidos no mais perfeito idioma inglês. Ou talvez possa ter sido por influência de David Ogilvy, conhecido por muitos como o pai da propaganda. Ele também emplacou frases de vanguarda, com muitas palavras mantidas em seu idioma, criando assim, novos termos para o universo da comunicação.


David fazia um sucesso absoluto com sua agência Ogilvy & Mather, lá pelos anos 60, na interessantíssima cidade de Nova York. Era um tempo em que se bebia whisky e fumava charuto em plena reunião de criação.


Hoje, em um mundo de brainstorms, budgets, targets, briefings e landing pages. Branding é apenas mais um termo que parece ser bem bacana, pois chega a forçar qualquer um a puxar um sotaque inglês desconhecido.


Mas, Afinal. O que essa palavra rebuscada significa?: Branding é o nome dado ao trabalho de gestão da comunicação de uma marca. Ou seja: Gestão de Marca, em português.



A marca não é só um rostinho bonito. Ela também precisa ter conteúdo.

A gestão de marca é um termo que resume um conjunto de ações, como: apuração da essência de marca; posicionamento perante o mercado em que atua; desenvolvimento de conceitos reais para seu público; formação de identidade visual e correta aplicação nas mais diversas necessidades e oportunidades.


Mas é preciso ter um cuidado especial com os novos tempos. O perfil do consumidor mudou muito rápido com os meios digitais, e continua evoluindo todo instante. Hoje, as pessoas tem relação direta com as marcas pela palma de suas mãos, rápido e fácil, através de seus dispositivos mobile.


Com canais de comunicação mais próximos, ele está mais exigente. O público-alvo quer seguir uma marca que se conecte com ele de alguma forma e o faça se sentir incluído em uma causa maior. A marca que conseguir captar isso pode gerar um grande valor agregado para seus produtos ou serviços. Um valor chamado fidelidade.


"Se você está tentando persuadir as pessoas a fazerem algo, ou a comprarem algo, parece-me que você deveria usar a linguagem delas, a linguagem na qual elas pensam.“ David Ogilvy


O branding cria laços de relação na mente do potencial consumidor. Ele está inserido na comunicação, propaganda e design gráfico. Seja através da fonte, estilo de tratamento de imagens, cores principais e secundárias, estilo de comportamento e posicionamento da marca, tipos de conteúdo. Um conjunto de fatores que formam uma identidade para a marca.


Sempre é importante lembrar que esse conjunto de ações precisa estar alinhado aos valores, diferenciais e características de uma marca. Criando experiências verdadeiras.



A identidade de uma marca precisa estar alinhada ao perfil de seu público.

"Uma marca é a intuição que uma pessoa tem sobre um produto, serviço ou empresa. A marca não é aquilo que você diz que é. É aquilo que eles dizem que é." Marty Neumeier, the Brand Gap


Nas visitas aos clientes, sempre perguntamos (quando surge a oportunidade) se eles sabem o que é branding. Muitos não sabem, pois não ligam essa palavra inglesa ao seu significado em português. Mas quando explico que esse é um nome dado para o trabalho de gestão de marca, com a padronização dos materiais de comunicação, formando uma identidade que realmente traduza as principais características e valores da empresa. Todos entendem.


Se você quer saber mais sobre branding, ou como podemos desenvolver uma estratégia de acordo com a realidade da sua empresa, entre em contato para conhecer mais sobre nossos serviços. Nós temos uma solução sob medida para a sua marca.

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